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DICAS  
 
 

Comece a correr!

 

 

Com a corrida é possível queimar em torno de 500 calorias em uma hora de treino, fortalecer o sistema imunológico, melhorar o raciocínio e a memória além de obter muitos outros benefícios para o corpo e para a mente. Para não correr riscos no início dessa prática, é importante que o praticante tome alguns cuidados. Separamos algumas dicas abaixo para lhe ajudar!
 
Consulte um médico – Antes de começar a correr verifique como esta sua saúde, caso queira perder peso, será possível analisar a quantidade de massa corporal e fazer o cálculo de quanto é necessário eliminar. Também é importante consultar um ortopedista para a verificação dos músculos e dos ossos. Além disso o profissional também poderá identificar qual é o tipo de sua pisada, o que será fundamental para o item abaixo.
 
Escolha um bom tênis – Conforto é essencial. Para escolher o melhor tênis é importante saber qual é o tipo de sua pisada conforme citado acima. A pisada pode variar entre neutra, supinada (quando há rotação externa excessiva do pé) ou pronadas (quando há rotação interna excessiva do pé). As duas últimas podem influenciar na postura do corredor e com um tênis apropriado é possível corrigir ou amenizar esse desfio através de um mecanismo de compensação que alinha a coluna, melhorando assim o desempenho nas corridas e prevenindo lesões. Escolha um tênis projetado para corrida e verifique as tecnologias de amortecimento disponíveis.
 
Vá no seu ritmo e respeite seus limites – Se você começou agora ou esta a muito tempo sem correr, vá com calma. Comece com uma caminhada moderada e quando se sentir pronto inclua trotadas na atividade. Com o tempo você vai pegando o ritmo até conseguir correr sem parar. Se necessário defina seu treino com ajuda de um profissional especializado. Não exceda seus limites pois você pode se machucar.
 
Beba água – Correndo você perde líquido e sais minerais durante a transpiração. A hidratação deve ser feita antes, durante e depois da atividade, com água ou bebida isotônica (em casos de treinos acima de 60 minutos). De acordo com a nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri, em São Paulo “o corpo de um adulto gasta em 24 horas uma média de 2 litros de água em funções como digestão, respiração, transformação dos nutrientes em energia e também por meio do suor e da urina”. Para quem pratica atividade física os cuidados com a hidratação devem ser redobrados.
 
Alimente-se bem – A corrida é um exercício que exige grande esforço físico e mental do praticante. A alimentação adequada é fundamental para que o corpo possa obter energia suficiente para essa prática. Coma alimentos ricos em carboidratos de fácil absorção, como massas, pães e frutas e não exagere na quantidade pois pode ocorre problemas gástricos ou até cogestão. O ideal é consultar um nutricionista para a definição correta de um cardápio que seja eficaz para você.
 
Alongue-se -  Antes e depois de correr é importante alongar
 
Observe sua postura – Durante o alongamento você pode fazer exercício postural para ajuda-lo a manter a coluna sempre ereta. Durante a corrida mantenha os braços posicionados em 90º, ajudando a conservar a postura correta e favorecendo a propulsão do corpo.
 
http://drauziovarella.com.br/obesidade/cinco-dicas-para-quem-vai-comecar-a-correr

 

 
   
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